|
|
Registros recuperados : 3 | |
1. | | BATISTA, L. M.; ALMEIDA, A. F. de; ARAÚJO, A. S.; GRIPP, T. X.; CARDOSO, F. M. N.; LIMA, L. S.; NASCIMENTO, Y. B. G.; TAVARES-DIAS, M.; YOSHIOKA, E. T. O.; RODRIGUES, D. dos P.; PROIETTI JÚNIOR, A. A. Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro do extrato bruto de cipó de alho Mansoa alliacea em isolados bacterianos de peixes. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14., 2016, Florianópolis. Avanços biotecnológicos na sanidade de organismos aquáticos: [anais]. Florianópolis: ABRAPOA: UFSC, 2016. ENBRAPOA. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
| |
2. | | ALMEIDA, A. F. de; ARAÚJO, A. S.; GRIPP, T. X.; CARDOSO, F. M. N.; LIMA, L. S.; NASCIMENTO, Y. B. G.; BATISTA, L. das M.; RODRIGUES, D. dos P.; YOSHIOKA, E. T. O.; TAVARES-DIAS, M.; PROIETTI JÚNIOR, A. A. Caracterização fenotípica de bactérias patogênicas isoladas de peixes e água de piscicultura de Macapá, Estado do Amapá. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14., 2016, Florianópolis. Avanços biotecnológicos na sanidade de organismos aquáticos: [anais]. Florianópolis: ABRAPOA: UFSC, 2016. ENBRAPOA. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
| |
3. | | NASCIMENTO, Y. B. G.; ALMEIDA, A. F. de; ARAÚJO, A. S.; GRIPP, T. X.; CARDOSO, F. M. N.; LIMA, L. S.; BATISTA, L. das M.; RODRIGUES, D. dos P.; YOSHIOKA, E. T. O.; TAVARES-DIAS, M.; PROIETTI JÚNIOR, A. A. Caracterização fenotípica de indicadores bacterianos da qualidade dos camarões frescos (Macrobrachium amazonicum - Heller, 1862) comercializados em feiras livres de Macapá, Estado do Amapá. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14., 2016, Florianópolis. Avanços biotecnológicos na sanidade de organismos aquáticos: [anais]. Florianópolis: ABRAPOA: UFSC, 2016. ENBRAPOA. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
| |
Registros recuperados : 3 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
06/03/2014 |
Data da última atualização: |
29/06/2017 |
Autoria: |
KINPARA, D. I. |
Afiliação: |
DANIEL IOSHITERU KINPARA, CPAC. |
Título: |
Abordagem multinível na avaliação do Programa Bolsa Família. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
2013. |
Páginas: |
110 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2013. |
Conteúdo: |
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o programa de transferência de renda conhecido por Bolsa Família (PBF) por meio de dados secundários oficiais públicos. O período de análise foi de 2000 a 2010. O estudo baseou-se no entendimento de pobreza como medida de desenvolvimento econômico e no conceito de capital humano de Schultz (1961). Nesta perspectiva, a educação é vista como o meio pelo qual se quebra a espiral de pobreza e se proporciona incremento do bem estar social. No curto prazo, acredita-se que a transferência de renda crie condições básicas para que crianças e adolescentes em idade escolar frequentem a escola. No médio e no longo prazo, espera-se que estejam mais qualificados para o mercado de trabalho, aumentando a renda da família. O método utilizado na presente pesquisa foi a análise de regressão multinível com medidas repetidas. Foram obtidos dados de 5.565 municípios. Estes dados foram agrupados em seis categorias: (1) econômica; (2) agropecuária; (3) demográfica; (4) de saúde; (5) educacional; e (6) do PBF. Os dados econômicos incluíram Produto Interno Bruto e Valor Adicionado Bruto por setor (agropecuário, industrial, serviços e impostos). Os dados agropecuários compreenderam a produção de grãos de feijão, de milho e de soja, bem como o número de cabeças ordenhadas de rebanhos bovinos leiteiros. Os dados demográficos foram a população total municipal e a densidade populacional. Os dados de saúde foram números de óbitos por diarreia e mortalidade infantil. Os dados educacionais foram proficiência escolar e distorção idade-série (DSI). Os dados do PBF foram o número de famílias beneficiadas, o montante em reais repassado para os municípios e o percentual de famílias beneficiadas pelo PBF. Realizou-se a Análise de Componentes Principais (ACP) a fim de determinar como as variáveis explicativas se agrupavam. A análise resultou em cinco componentes: proficiência escolar; DIS de escolas estaduais; DIS de escolas municipais; bem-estar; e produção agropecuária. Foram desenvolvidos cinco modelos: um com todos os componentes, com dados dos anos de 20047 e 2009 (M1); um com dados de 2000 a 2010 (M2); um com dados de 2000 a 2003 (m3); um com dados de 2004 a 2010 M4); e uma análise de cada componente individualmente (M5). O modelo M1 verificou a relação direta entre PBF e pobreza. Os modelos M3 e M4 foram desenvolvidos para comparar os períodos antes e depois da implementação do PBF. O modelo M2 serviu de referência de comparação para os modelos M3 e M4. O modelo M5 foi desenvolvido para avaliar a relação entre cada um dos cinco componentes a pobreza, individualmente. O modelo M1 indicou que existe relação significativa entre pobreza e o PBF. Porém, os modelos M2, M3 e M4 não foram conclusivos em apontar esta relação. O modelo M5 verificou que a pobreza está relacionada com: maior desempenho em matemática do quem em português, ambos nas séries iniciais; mais DIS; menos óbitos de crianças e adultos; menor produção de riqueza nos setores estudados; e maior produção de feijão. Três conclusões podem ser apontadas: (1) a relação ente PBF e pobreza não é certa; (2) se esta relação de fato existe, o efeito ocorre por meio da educação; e (3) o uso de dados oficiais públicos e a técnica de análise multinível são interessantes como alternativa de avaliação dos impactos de um programa social; mas para as variáveis utilizadas neste estudo sugere-se um período de pesquisa maior. MenosO presente trabalho teve por objetivo avaliar o programa de transferência de renda conhecido por Bolsa Família (PBF) por meio de dados secundários oficiais públicos. O período de análise foi de 2000 a 2010. O estudo baseou-se no entendimento de pobreza como medida de desenvolvimento econômico e no conceito de capital humano de Schultz (1961). Nesta perspectiva, a educação é vista como o meio pelo qual se quebra a espiral de pobreza e se proporciona incremento do bem estar social. No curto prazo, acredita-se que a transferência de renda crie condições básicas para que crianças e adolescentes em idade escolar frequentem a escola. No médio e no longo prazo, espera-se que estejam mais qualificados para o mercado de trabalho, aumentando a renda da família. O método utilizado na presente pesquisa foi a análise de regressão multinível com medidas repetidas. Foram obtidos dados de 5.565 municípios. Estes dados foram agrupados em seis categorias: (1) econômica; (2) agropecuária; (3) demográfica; (4) de saúde; (5) educacional; e (6) do PBF. Os dados econômicos incluíram Produto Interno Bruto e Valor Adicionado Bruto por setor (agropecuário, industrial, serviços e impostos). Os dados agropecuários compreenderam a produção de grãos de feijão, de milho e de soja, bem como o número de cabeças ordenhadas de rebanhos bovinos leiteiros. Os dados demográficos foram a população total municipal e a densidade populacional. Os dados de saúde foram números de óbitos por diarreia e mortalidade infa... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise multinível; Brasil; Income transfer program; Multilevel analysis; Programa Bolsa Família; Programas sociais avaliação; Repeated measures; Social program evaluation; Transferência de renda. |
Thesaurus NAL: |
Brazil. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110527/1/kinpara-01.pdf
|
Marc: |
LEADER 04370nam a2200253 a 4500 001 1981680 005 2017-06-29 008 2013 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aKINPARA, D. I. 245 $aAbordagem multinível na avaliação do Programa Bolsa Família. 260 $a2013.$c2013 300 $a110 f. 500 $aTese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2013. 520 $aO presente trabalho teve por objetivo avaliar o programa de transferência de renda conhecido por Bolsa Família (PBF) por meio de dados secundários oficiais públicos. O período de análise foi de 2000 a 2010. O estudo baseou-se no entendimento de pobreza como medida de desenvolvimento econômico e no conceito de capital humano de Schultz (1961). Nesta perspectiva, a educação é vista como o meio pelo qual se quebra a espiral de pobreza e se proporciona incremento do bem estar social. No curto prazo, acredita-se que a transferência de renda crie condições básicas para que crianças e adolescentes em idade escolar frequentem a escola. No médio e no longo prazo, espera-se que estejam mais qualificados para o mercado de trabalho, aumentando a renda da família. O método utilizado na presente pesquisa foi a análise de regressão multinível com medidas repetidas. Foram obtidos dados de 5.565 municípios. Estes dados foram agrupados em seis categorias: (1) econômica; (2) agropecuária; (3) demográfica; (4) de saúde; (5) educacional; e (6) do PBF. Os dados econômicos incluíram Produto Interno Bruto e Valor Adicionado Bruto por setor (agropecuário, industrial, serviços e impostos). Os dados agropecuários compreenderam a produção de grãos de feijão, de milho e de soja, bem como o número de cabeças ordenhadas de rebanhos bovinos leiteiros. Os dados demográficos foram a população total municipal e a densidade populacional. Os dados de saúde foram números de óbitos por diarreia e mortalidade infantil. Os dados educacionais foram proficiência escolar e distorção idade-série (DSI). Os dados do PBF foram o número de famílias beneficiadas, o montante em reais repassado para os municípios e o percentual de famílias beneficiadas pelo PBF. Realizou-se a Análise de Componentes Principais (ACP) a fim de determinar como as variáveis explicativas se agrupavam. A análise resultou em cinco componentes: proficiência escolar; DIS de escolas estaduais; DIS de escolas municipais; bem-estar; e produção agropecuária. Foram desenvolvidos cinco modelos: um com todos os componentes, com dados dos anos de 20047 e 2009 (M1); um com dados de 2000 a 2010 (M2); um com dados de 2000 a 2003 (m3); um com dados de 2004 a 2010 M4); e uma análise de cada componente individualmente (M5). O modelo M1 verificou a relação direta entre PBF e pobreza. Os modelos M3 e M4 foram desenvolvidos para comparar os períodos antes e depois da implementação do PBF. O modelo M2 serviu de referência de comparação para os modelos M3 e M4. O modelo M5 foi desenvolvido para avaliar a relação entre cada um dos cinco componentes a pobreza, individualmente. O modelo M1 indicou que existe relação significativa entre pobreza e o PBF. Porém, os modelos M2, M3 e M4 não foram conclusivos em apontar esta relação. O modelo M5 verificou que a pobreza está relacionada com: maior desempenho em matemática do quem em português, ambos nas séries iniciais; mais DIS; menos óbitos de crianças e adultos; menor produção de riqueza nos setores estudados; e maior produção de feijão. Três conclusões podem ser apontadas: (1) a relação ente PBF e pobreza não é certa; (2) se esta relação de fato existe, o efeito ocorre por meio da educação; e (3) o uso de dados oficiais públicos e a técnica de análise multinível são interessantes como alternativa de avaliação dos impactos de um programa social; mas para as variáveis utilizadas neste estudo sugere-se um período de pesquisa maior. 650 $aBrazil 653 $aAnálise multinível 653 $aBrasil 653 $aIncome transfer program 653 $aMultilevel analysis 653 $aPrograma Bolsa Família 653 $aProgramas sociais avaliação 653 $aRepeated measures 653 $aSocial program evaluation 653 $aTransferência de renda
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|